25.5.05

Escuta, Zé Ninguém

Comecei recentemente um trabalho de core energética (psicoterapia corporal) muito interessante que me motivou a ler alguns escritos de John e Eva Pierrakos, Alexander Lowen e Wilhelm Reich, por uma curiosidade fissurante no assunto que me deu de repente. Após uma pesquisa na internet, comecei a ler o livro "Escuta, Zé Ninguém", de Reich.


Reich no Orgone Institute, New York.

Reich foi o pai da psicoterapia corporal. Nasceu em 24 de março de 1897, na Galícia. Foi uma figura muito à frente de seu tempo, personificando um exemplo de inspiração para todos nós que estamos hoje comprometidos com nossa própria evolução nos planos físico, emocional, mental e espiritual. Médico e estudioso dos efeitos das emoções e seus bloqueios sobre o corpo físico, questionou toda a Teoria da Psicanálise, foi expulso do círculo de estudos psicanalíticos de Viena, expulso do partido comunista, considerado louco e preso diversas vezes por suas idéias revolucionárias que apontavam a repressão da consciência, da auto-expressão e o controle social da sexualidade como "pestes emocionais da humanidade". Reich morreu estigmatizado, preso e doente em uma penitenciária da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Escreveu dentre outras obras o livro "Escuta, Zé Ninguém" como um desabafo que guardou em seus arquivos (só sendo editado anos depois de sua morte) e como forma de protesto silencioso às entidades governamentais de "saúde pública" norte-americanas que atacaram seu trabalho de estudo e investigação "ameaçadoras" em seu Orgone Institute, em 1947.

Escuta, Zé Ninguém é um livro surpreendente. Impossível ficar imune à tomada de consciência que ele nos propõe. Uma das leituras que ficam para marcar minha juventude e minhas descobertas acerca do mundo e de mim mesma. Recomendo a você, jovem, artista, zen, punk, hippie, gótico, revolucionário, meigo, homem comum, religioso, político, anarquista, quieto, na sua, amigo, inimigo, ousado, enfim, recomendo a você, homem ou mulher comum, zé ninguéns como eu, como a genialidade louca de Wilhelm Reich.

Para colar esta obra no seu Word ou fazer o download da mesma em pdf, clique
aqui. São apenas 68 páginas. Dá pra ler aí sentado na frente do computador, Zé Ninguém. Leia isto, Zé ninguém. Por Deus, Tutatis, Jesus Cristo e Orgone. Mas sobretudo, leia por você mesmo e tire suas próprias conclusões a respeito da vida e suas heranças.

Escuta, Zé Ninguém! Tá aí uma boa leitura para o Corpus Christi. =]

No comments: